Metodologia

Swim & Health – Natação Positiva

A Swim & Health – Natação Positiva é a metodologia de natação que a NHD utiliza para o desenvolvimento tanto dos nossos alunos quanto para a qualificação do nosso time.

Atualmente é a única metodologia de natação que possui projeção exata das datas de evolução dos alunos durante o ensino dos 4 nados. Isso significa que não há necessidade de avaliação para que os alunos sejam promovidos para as próximas fases e níveis. A nossa estrutura de aula também permite individualizar a fase pedagógica de cada aluno, independente da quantidade de alunos nas turmas.

Diferenciais

Três grandes diferenciais educacionais agregam mais valor ao nosso processo de ensino:

1 - Aula corpo Humano

Ao longo do tempo de aprendizagem, os alunos aprendem sobre o corpo humano através de material lúdico-pedagógico e interações entre o grupo durante as aulas. O objetivo desse diferencial é desenvolver o conteúdo nas semanas temáticas do planejamento e relacionar o conhecimento nas práticas das aulas, assim o aprendizado atingirá um nível com maior consciência e maturidade corporal.

2 - Aula Nutrição Positiva

Durante todo o processo de aprendizagem, até o último nível, o aluno é incentivado a adotar hábitos alimentares saudáveis, mesmo sem deixar de ser criança, agregando valor além da prática esportiva. Este grande diferencial tem o objetivo de associar o gosto de alimentos importantes a emoções positivas por meio de dinâmicas que geram prazer e diversão em grupo, no momento de experimentar os alimentos.

3 - Educação Positiva

A Psicologia Positiva e seu desdobramento, a Educação Positiva, vem conquistando o meio educacional mundial. Relacionamos em nosso processo de ensino da Natação, o maior estudo cientificamente comprovado pela Educação Positiva.

Entenda como foi feito.

Inspirados em Jung, o método criou o quadro de evolução técnica, inserindo 28 animais como subdivisão de fases que simbolizam o processo de evolução nos seis níveis da metodologia. Cada animal foi escolhido por ter um comportamento na natureza que pode ser inspirado para nossa vida.

O ESTUDO: “Chris Peterson, pesquisador da Universidade de Michigan, e Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, lideraram um grupo de cinquenta e cinco estudiosos de renome para rever na literatura, catálogos e textos ao longo de mais de dois milênios que lidam com as virtudes humanas. Este projeto de três anos produziu consenso sobre 6 categorias principais de virtudes essenciais que foram consistentes em muitas tradições díspares. Essas seis categorias de virtude são: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.”

Essas classes de virtudes foram então organizadas em torno de 24 forças de caráter que encontraram vários critérios científicos e foram exaustivamente descritos no livro, Força de Caráter e Virtudes: um manual e classificação (Peterson & Seligman, 2004) e recentemente foi traduzido o livro: Intervenções com Forças de Caráter: um guia de campo para praticantes (Ryan M. Niemiec 2019). A validação cruzada cultural desta classificação foi realizada para confirmar que as forças são universais por não se limitarem a qualquer uma cultura ou grupo, ou seja, são ubíquas a toda humanidade. (McCauley apud. Biswas-Diener, 2006; McGrath, 2014; Park, Peterson, & Seligman, 2006).

Na nossa metodologia as 6 cores de toucas que simbolizam os níveis, representam as 6 virtudes catalogadas no estudo, e dos 28 animais, 24 representarão as 24 forças de caráter e 4 animais representam habilidades físicas que possuem no mundo natural.

Com isso, nossa equipe estimula a narrativa e inspira a realização de ações na vida de acordo com a idade de nossos alunos e a força em destaque da semana, promovendo assim a proposta da Educação Positiva.

Faça o seu relatório VIA!

Este link compartilhado faz parte da proposta “Natação Positiva”. Ele dá acesso ao questionário para o relatório VIA. O estudo está associado ao processo de ensino da nossa metodologia e tem como objetivo levar o conhecimento das 24 forças para nosso público de interesse, assim como a oportunidade de Educação Positiva.

No site do VIA você encontra mais informações científicas sobre a pesquisa.

Outros Diferenciais importantes como base de fundamento de aprendizagem.

O diferencial pedagógico está baseado em uma proposta sócio-interacionista como fundamento de aprendizagem.

Aula Professor Aluno

Aprender Ensinando e Modelagem. Através da facilitação do nosso time, os alunos revezam entre si assumindo o papel do professor para aprender ensinando e aprender modelando. O objetivo deste fundamento é aumentar o nível de concentração para melhores práticas de modo motivacional e positivo, tendo em vista que a modelagem é o primeiro fundamento de aprendizagem humana. Por consequência, essa dinâmica também visa contribuir com o aumento da autoestima e reconhecimento.

ACESSE O SITE DO VIA